sexta-feira, 12 de julho de 2013

Competências e Habilidades da nossa Proposta Pedagógica

*    As competências/habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos;
*       Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida;
*       Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber conhecer, mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser;

*  As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos; 
Algumas Competências/Habilidades:
Respeitar as identidades e as diferenças;
Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;
Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos;
Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual;
Adquirir, avaliar e transmitir informações;
Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradoras;
Entender e ampliar fundamentos científicos e tecnológicos;
Desenvolver a criatividade;
Saber conviver em grupo;
Aprender a aprender

Poderíamos dizer que uma competência permite a mobilização de conhecimentos para que se possa enfrentar uma determinada situação, uma capacidade de encontrar vários recursos, no momento e na forma adequadas. A competência implica uma mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.
O conceito de habilidade também varia de autor para autor. Em geral, as habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências. Assim, a competência estaria constituída por várias habilidades. Entretanto, uma habilidade não "pertence" a determinada competência, uma vez que uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes.
Percebemos então que o papel do professor tem que estar centrado em um foco diferente do tradicional transmissor de informações.
Torna-se necessária a contextualização daquilo que é desenvolvido em sala de aula. E, a meu ver, urge  educar para as competências,  e isso,  através da contextualização e da interdisciplinaridade.
Mais do que nunca urge uma ruptura com as práticas tradicionais e o avançar em direção a uma ação pedagógica interdisciplinar voltada para a aprendizagem do aluno - sujeito envolvido no processo não somente com o seu potencial cognitivo, mas com todos os fatores que fazem parte do ser unitário, ou seja, fatores afetivos, sociais e cognitivos.
O CEINF “Mary Sadalla Saad”  apresenta uma metodologia de ensino, aliando o que se tem de melhor na educação tradicional, às mais novas descobertas baseadas nas teorias Construtivistas. Basicamente, nossa metodologia está voltada para a preparação do ser humano para o exercício da cidadania, base para a realização de atividades produtivas. A prática pedagógica do CEINF será sempre vinculada aos valores estéticos, políticos e éticos, priorizando a apropriação de conhecimentos e competências, por meio de estratégias que priorizem o raciocínio, organizando os conteúdos a serem ministrados de forma interdisciplinar, contextualizada.
O trabalho pedagógico comporta diferentes tipos de atividades nas diferentes áreas do currículo, dependendo dos objetivos que estão sendo focalizados. Em um dia de aula, haverá períodos de atividades diversificadas, coletivas, independentes e individuais.
Faz parte da metodologia de Ensino do CEINF desenvolver no aluno a capacidade de estabelecer relações entre os conhecimentos, de compará-los e de aplicá-los em seu cotidiano, através de questões reflexivas propostas pelo educador. Nossa metodologia alcançará os campos afetivo, cognitivo e psicomotor, levando ao aprendizado com alegria e prazer, com um método científico capaz de provocar o verdadeiro conhecimento.
Fatos da atualidade e os temas transversais são incorporados aos conteúdos programáticos, como metodologia para dar maior amplitude ao ensino.
Utilizamos as seguintes técnicas de trabalho:
·                    Levantamento do conhecimento prévio da criança;
·                    Caixa surpresa;
·                    Momento cooperativo (espaço de diálogo);
·                    Normas de convivência;
·                    Cartazes de parede;
·                    Aulas-passeio;
·                    Texto livre coletivo e individual;
·                    Livros da vida (da classe e individual);
·                    Faixa do tempo;
·                    Ateliês diversificados (cantos e salas-ambiente);
·                    Você sabia que?
·                    Temas geradores, desenvolvidos em projetos pedagógicos;
·                    Vivenciar as brincadeiras populares.
Por ser uma proposta de construção permanente, dialogamos com outros pensadores, dentre eles: Wallon, Vygotsky e Piaget.

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