terça-feira, 9 de julho de 2013

Um Pouco da nossa Proposta Pedagógica

Este CEINF adota a metodologia sócio/interacionista/cognitivista, procurando oferecer atividades adequadas ao nível de desenvolvimento e a idade do aluno.
Tem como finalidade o aprimoramento do aluno como cidadão, mediante a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e a formação de atitudes e valores, fortalecendo os vínculos da família, os laços de solidariedade humana e a tolerância recíproca que se assenta à vida social; incluindo as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motora.
A proposta pedagógica do CEINF, apóia-se em Celestin Freinet (1896 - 1966), professor francês fundador da Federação Internacional do Movimento de Escolas Modernas (FIMEM), que afirma que o ponto de partida para o desenvolvimento é a curiosidade natural da criança, suas atividades manuais e construtivas, suas atividades mentais, suas afeições e interesses. Valorizando a EXPRESSÃO LIVRE, possibilitamos à criança sentir sua riqueza e assim elaborar conceitos de si, de homem e de mundo.
Em nosso CEINF, as decisões concernentes à vida da classe, à organização material, ao trabalho, são tomadas em conjunto, pela equipe. Cooperar é, também, inserir o indivíduo na vida do grupo, confrontando-o com os colegas através dos problemas que se colocam em classe e que necessitam absolutamente ser resolvidos.
O CEINF MARY SADALLA SAAD acredita que o professor é um elemento chave na organização das situações de aprendizagem, pois lhe compete dar condições para que o aluno "aprenda a aprender", desenvolvendo situações de aprendizagens diferenciadas, estimulando a articulação entre saberes e competências.  Reafirma-se, assim, a aprendizagem como uma construção, cujo epicentro é o próprio aprendiz. 
Teríamos dessa maneira:  o processo de desenvolver habilidades através dos conteúdos. Em lugar de continuar a decorar conteúdos, o aluno passará a exercitar habilidades, e através delas, a aquisição de grandes competências.

Grosso modo, podemos dizer que, o que levará, efetivamente, ao bom êxito   do programa,   será a capacitação   dos professores, para que possam atuar com desenvoltura e segurança em relação a esta proposta.    Fica evidente nesta proposta a necessidade da existência de uma atividade construtiva sobre os objetos do conhecimento, desse modo, cumprindo a função primordial da escola que é a de ensinar, agindo e intervindo para que os alunos aprendam o que sozinhos não teriam condições de fazê-lo por si mesmos.

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