Este CEINF adota a metodologia sócio/interacionista/cognitivista,
procurando oferecer atividades adequadas ao nível de desenvolvimento e a idade
do aluno.
Tem como finalidade o
aprimoramento do aluno como cidadão, mediante a compreensão do ambiente natural
e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e a formação de
atitudes e valores, fortalecendo os vínculos da família, os laços de
solidariedade humana e a tolerância recíproca que se assenta à vida social;
incluindo as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação
interpessoal e motora.
A proposta pedagógica do CEINF, apóia-se em Celestin Freinet
(1896 - 1966), professor francês fundador da Federação Internacional do
Movimento de Escolas Modernas (FIMEM), que afirma que o ponto de partida para o
desenvolvimento é a curiosidade natural da criança, suas atividades manuais e
construtivas, suas atividades mentais, suas afeições e interesses. Valorizando
a EXPRESSÃO LIVRE, possibilitamos à criança sentir sua riqueza e assim elaborar
conceitos de si, de homem e de mundo.
O CEINF
MARY SADALLA SAAD acredita que o professor é um elemento chave na organização
das situações de aprendizagem, pois lhe compete dar condições para que o aluno
"aprenda a aprender", desenvolvendo situações de aprendizagens
diferenciadas, estimulando a articulação entre saberes e competências.
Reafirma-se, assim, a aprendizagem como uma construção, cujo epicentro é o
próprio aprendiz.
Teríamos
dessa maneira: o processo de desenvolver habilidades através dos
conteúdos. Em lugar de continuar a decorar conteúdos, o aluno passará a
exercitar habilidades, e através delas, a aquisição de grandes competências.
Grosso
modo, podemos dizer que, o que levará, efetivamente, ao bom êxito do programa, será a capacitação dos professores, para que possam atuar com
desenvoltura e segurança em relação a esta proposta. Fica
evidente nesta proposta a necessidade da existência de uma atividade construtiva
sobre os objetos do conhecimento, desse modo, cumprindo a função primordial da
escola que é a de ensinar, agindo e intervindo para que os alunos aprendam o
que sozinhos não teriam condições de fazê-lo por si mesmos.
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